quinta-feira, 26 de julho de 2007

Preparados para a felicidade?

Vocês já pararam pra pensar como nossa memória guarda bem os traumas?
Se você passa por uma situação difícil na infância, aquilo fica guardado, e quando você cresce pode se tornar depressivo, compulsivo ou qualquer outra coisa que se torna um efeito negativo do que você passou.

Se formos contablizar, é capaz dos momentos ruins perderem dos felizes, mas a gente sempre guarda o que é mais difícil.

Nunca ouvi falar de uma pessoa que teve um reflexo positivo impactante em sua vida por causa um acontecimento bom. Ao contrário, se a pessoa sofre um acidente, por exemplo fica sem conseguir entrar num carro.

Os adultos que têm problemas por causa de traumas da infância, não falam dos momentos felizes que viveram, porque parece as coisas ruins anulam as boas. Temos que começar a nos concentrar no que vivemos de bom, e saber que merecemos ser felizes, que merecemos viver coisas boas.

Outro dia estava pensando nas mágoas que tenho, de como já influenciaram minha vida. Fiquei pensando que vivi coisas boas e ruins, mas que muitas vezes eu enfatizei as ruins, como se minha vida tivesse sido totalmente infeliz, e não foi. Como chorei por coisas tristes que passei e do pouco que ri me lembrando das coisas boas.

É mais fácil escrever sobre as dores do que sobre a alegria. Quando sofremos, conseguimos ir fundo no sentimento, refletir sobre aquilo, acompanhar todos os aspectos. Já quando estamos felizes parece que ficamos nos preparando para que algo ruim venha e atrapalhe nossa felicidade. Toda vez que algo bom nos acontece, ficamos pensando: porque estou tendo isso? Será que realmente mereço? Já que tudo que é bom um dia acaba, quando será que vai acabar? Essas perguntas nos atrapalham de viver intensamente o momento. Fica parecendo até que o ser humano não é preparado para ser feliz, porque sempre que está feliz acha que algo ruim vai acontecer ou que não merece a felicidade. Já, quando estamos num momento dif'ícil, a gente acha que tem alguma razão para estar passando por aqui, que pode ser castigo ou destino.

Eu gostaria, que a gente conseguisse usar as lembraças boas para nos curar das lembranças ruins. Que num momento de tristeza a gente achasse que aquilo logo vai passar, pois o que vem depois é felicidade. Que a gente não tivesse nenhum trauma, pois soubesse que se tivemos força pra sobreviver a algo terrível, temos força para qualquer coisa.

3 comentários:

Elza disse...

parece que a tristeza da mais materia prima para expressarmos o sentimento.. eu bem sei disso.. como ela esta me deixando ando meio sem inspiração para escrever...
=]

Fred disse...

o que ta bom ta certo, e o que ta errado doi ai os erros são lições do destinoo heheheh e essas lições formão os pré-conceitos dos pensamentos das pessoas;;; hehe beijosss tá atualiado lá http://clubdosatoas.blogspot.com/

Mayra Luna disse...

amiga, estou lendo o livro em Busca da Felicidade e nesse final de semana assisti o filme A Procura da Felicidade... coincidência???
seja como for, as tristezas deixam as alegrias com cores mais quentes...
assim q der, respondo seu e-mail e amanhã te ligo!!!
bjinhos.