segunda-feira, 16 de julho de 2007

A casa do seu vizinho pode ser muito longe se você não gostar dele

William Shakespeare, sobre amizade à distância, escreveu: “Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprende a construir as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida”.

Muitas vezes, as pessoas que se tornam importantes em nossas vidas, não estão próximas. Podem não estar próximas geograficamente ou então porque não as vemos muito.
Se você tem um amigo de verdade, pode passar anos sem vê-lo, que ele continuará sendo importante, e quando se reencontrarem, será como se nunca tivessem se separado.

Essa semana, aprendi algo muito mais importante que isso: amizades resistir bravamente à distância. Pode-se sentir vontade de se abrir com essa pessoa, ela pode te emocionar com uma frase ou com sua história. A afinidade resiste ao tempo e à geografia.
A amizade é algo que não se explica.

Eu sempre acreditei em amizade a primeira vista, os melhores amigos que fiz foi assim. Foi assim com os amigos que me marcaram, e que até hoje são lembrados com carinho.
A internet nos traz muita coisa boa, além de informação: traz também a proximidade à muita gente boa e especial. Se não fosse a internet não sei se teria tanto contato com meus amigos distantes.

Mais uma vez, escrevo sobre amizade, pois é uma dádiva. Aristóteles disse: “A amizade é uma virtude, ou ao menos vem acompanhada de virtude e, além do mais, é o que há de mais necessário para a vida. Ninguém gostaria de viver sem amigos, mesmo que possuísse todos os demais bens”.
Eu escrevo novamente sobre amizade, pois ganhei um imenso presente, uma amiga me encontrou. Ela deve ser bruxinha, mas também esse nick Alyda é muito muito antigo, dos tempos que não existia internet. Fiquei muitos anos distante dessa amiga. Descobri que ela viveu dores parecidas com as minhas, que de uma forma incrível superou e que é uma pessoa maravilhosa.
Eu, quando comecei o blog, não esperava conhecer ninguém, muito menos reencontrar conhecidos. Coloquei o nick "Alyda" para poder falar com certa distância e reserva. Era apenas para desabafar ou para expor idéias. Era para simplesmente escrever. E agora tive uma surpresa incrível: o blog me trouxe contato com muita gente sensível, bacana e com essa amiga em especial.

Mayra, este post é dedicado a você, que mesmo de longe me fez ver, que não estamos sozinhos neste mundo, nem nos nossos piores deslizes e pesadelos.

Obrigada por ser tão especial e continue sempre mostrando a todos a pessoa única e encantadora que me mostrou.

7 comentários:

Mayra Luna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Johnn. disse...

Amizade é maravilhoso, sentimento construtor pra caramba!


A poesia flui para quem vai além das palavras.

-Matheus disse...

Com certeza, amizade é uma grande dádiva, apesar de que muitas vezes esnobamos nossos amigos, por outros sentimentos supérfluos. Digo isso, pq sou assim, mas que apesar de tudo, sem eles é muito dificil, dificil mesmo. Ai, aquele verso do Shakespeare la em cima, sempre me deixa triste, quando leio sempre lembro de algo que "me" tentam fazer esquecer, mas não da. Esses dias mesmo, vi num blog de uma outra menina. Mas tudo bem, sempre mandando muito bem Alyda. Beijão

Mayra Luna disse...

Amiga! Desculpe não responder seu e-mail hoje... mas meu chefe ficou o dia todo em cima. Em compensação, consegui escrever sobre a terapia que te falei.
Não sei se vc percebeu, mas começamos nossos blogs quase no mesmo dia e qndo vc me escreveu esse post, um dia antes eu tinha encontrado um texto sobre amizade que eu pensei em te mandar... coincidência??? bom, amanhã vou tentar enviar pra vc, tá? obrigada por tudo... beijinhos e té mais...

Ana Maria disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fred disse...

moça eu adorei seu texto... as pessoas mais importantes do mundo são as que nos cercam ... atualizei minha pagina bjos

Salomão disse...

Não era essa a interpretação que eu fazia da diferença entre "dar as mãos ou acorrentar uma alma"... achava que isso se referia ao ciúme.
Abs.
Carlos