sexta-feira, 20 de julho de 2007

Porque precisamos dos outros

"Todos os mestres dizem que o tesouro espiritual é uma descoberta solitária. Então por que
estamos juntos? - perguntou um dos discípulos ao mestre sufi Nasrudin.
Vocês estão juntos porque um bosque é sempre mais forte que uma arvore solitária -
respondeu Nasrudin - O bosque mantém a umidade do ar, resiste melhor a um furacão, ajuda o solo a ser
fértil.
“Mas o que faz uma arvore forte é a sua raiz. E a raiz de uma planta não pode ajudar outra
planta a crescer”.
“Estar juntos no mesmo propósito, e deixar que cada um cresça a sua maneira, este é o
caminho dos que desejam comungar com Deus".

Este conto, ilustra bem a razão de não nascermos cada um em uma ilha. Nós, assim como as árvores, precisamos uns dos outros.
Fico me lembrando dos momentos em que me isolei, em que escolhi a solidão. Nossa, como foi difícil! Penso nas escolhas erradas que fiz, quando não tinha (ou não me permitia ter) ninguém para compartilhar meus desejos e dores.
Se isolar é muito fácil, difícil é ter força para se abrir com alguém. Embora seja difícil, vale à pena, pois nem sempre o caminho mais fácil é o mais acertado.

Eu sei que os momentos de solidão são válidos. Sei que muitas vezes temos de pensar sozinhos para tentar achar uma saída. Mas também sei que o simples fato de falar com alguém alivia, ajuda. A pior escolha de uma pessoa é o isolamento.

Quanta dor e quantos problemas são minimizados pelo simples fato de ter algúem pra nos ouvir. Sei que não é fácil encontrar pessoas em que possamos confiar, mas precisamos estar abertos para isso.

Neste momento da minha vida, vejo o quanto minha "floresta" é importante. O quanto é bom saber que não estou sozinha neste mundo. Às vezes até o fato da gente ler o blog de alguém, descobrir suas idéias, entender seu jeito, nos ajuda a comungar com o mundo.

Você vai encontrar pessoas que não vão te entender, que vão te criticar e te julgar. Infelizmente nem tudo são flores. Mas, também encontrará pessoas que irão te apoiar, te ouvir e te consolar. A aposta é alta, mas a recompensa também.

Vamos nos permitir mais, nos expor mais e consequentemente viver mais e melhor.

Feliz dia do amigo para todos os meus queridos amigos dessa imensa floresta virtual.

Falando em dia do amigo, vocês sabem a história deste dia?

A idéia de estabelecer um Dia Internacional do Amigo partiu de um dentista argentino, Enrique Febbaro.
Inspirado pela corrida espacial, que estava à toda na década de 60, ele decidiu prestar uma homenagem à humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além das fronteiras do planeta.
Divulgou durante um ano o lema “meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro” e, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, escolheu a data para promover uma festa dedicada à amizade.
A comemoração se tornou oficial em Buenos Aires (Argentina) com o Decreto nº 235/79. Aos poucos, ela foi adotada em outras partes do mundo.


Que possamos sempre, contar uns com os outros.

Beijos a todos.

5 comentários:

Meaj_fap disse...

Só passando pra comentar gostei de seu lay, ....

Elza disse...

Alyda vc sempre arrasa nos textos neh?!
queria ser como vc!
rsrs..
Tenha uma ótima semana!
=]

Johnn. disse...

o ser humano é muito gregário.


ainda bem.

Anônimo disse...

Oi Alyda... mto bom ver que tem pessoas que ainda se emocionam como n´pos, que têm as mesmas sensações ao ouvir músicas de tão grande significado como a de Aretha Frankli. Acho que só quem leu o post ouvindo a música pôde se sentir como nós... rsrs!
Adorei seu blog, seus textos, enfim...
voltarei sempre para opinar e me deleitar com suas idéias!
bjos

-Matheus disse...

Oi Alyda, ando meio sumido da internet, mas aos poucos volto e posto algo que me vem a mente. Mas quanto mais eu posto, mas me invejo de não saber usar tão bem, e de forma tão sensata as palavras como você faz. Meus parabéns, e feliz dia do amigo beeem atrasado, mas ta valendo.
Beijos