terça-feira, 24 de julho de 2007

Coragem

Parece, que à medida que o tempo passa, vamos perdendo a coragem de arriscar.

Outro dia, conversando com uma amiga, ela me disse que antes da sua primeira gravidez, o casamento dela já estava acabado. Ela estava fazendo terapia e mesmo a terapeuta havia dito a ela que o melhor era a separação. Ela estava infeliz, não amava mais o marido, nem ele a ela. Acontece que ela não teve coragem de se separar. Hoje, com 2 filhos, ela diz que se arrepende de não ter se separado antes das crianças nascerem, disse que teve medo de se separar e acabou ficando infeliz. Agora separar é mais difícil, por causa das crianças, mas ela continua infeliz e tenta criar forças para tomar essa difícil decisão.

Quando ela me contou isso, fiz uma reflexão. Quando eu era mais jovem, arriscava mais. Tive coragem aos 19 anos de mudar de cidade, deixar minha família, tudo para ir em busca da minha carreira. Hoje em dia já não tenho coragem. Ano passado recebi uma proposta de trabalho em outra cidade, é um lugar onde eu sempre quis morar, mas não tive coragem de ir, mesmo não tendo nada de importante me predendo na atual cidade. Não sei se fiquei com medo da mudança ou se simplesmente já não tenho mais o ímpeto de arriscar. Sei que se fosse em outros tempos, já teria arrumado as malas a muito tempo.

Outras decisões hoje em dia, também postergo, assim como minha amiga.
Parece que o tempo vai nos tornando mais duros e também mais medrosos. Hoje quando se tem uma decisão de mudança eu reluto.
Anos atrás, li uma frase que dizia "mudar dá medo". Na época não entendi essa frase, a achei boba, pois pensava que mudar era bom, que arriscar era algo positivo. Agora, já penso diferente. Deve ser pelos acontecimentos da vida, pelos erros e perdas que pensamos assim. Só que o medo de errar pode nos impedir de acertar.
Como voltar a ter coragem? Como voltar a ter aquele brilho jovem de quem quer arriscar?
Eu não sei a resposta, mas acho que exige esforço.

Espero que possamos ter coragem para mudar tudo o que nos deixa infelizes.
Espero que possamos arriscar, sabendo que podemos ganhar ou perder.
Espero que possamos ter força e fé para perseguir nossos sonhos.

3 comentários:

Leandro Borges disse...

É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida. É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para fazê-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.

pense nisso ;)
bj

Mayra Luna disse...

Oi Querida,

coragem hoje e sempre. Pensar é bom, coisa que qndo se é jovem, não se faz mto. Fazemos tudo por impulso. Acho que a sabedoria está em analisar a mudança. Se ela é válida, vale o esforço. Mudar dá trabalho, mais do que medo. E os acomodados, ficam sem forças em uma situação assim. Sempre escute seu coração, se ele disser vá e suas razões tb, não há pq ficar parada. Boa sorte minha amiga. Arrisque e eu te apoiarei.
Beijinhos... Mayra

Anônimo disse...

Acho que a gente tem medo do novo, e isso nos freia a arriscar mais. a gente se acomoda com o que está acostumado. Mudar requer muito trabalho... mas acho que vale sempre a pena se tentar sim, melhor se arrepender por fazer do que pode deixar de fazer por medo...
adorei seu blog.
bjus