sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Equilíbrio

s.m. Estado de repouso de um corpo solicitado por várias forças que se anulam. / Posição estável do corpo humano. / Exibição acrobática. / Ponderação, calma, prudência: equilíbrio de espírito.

Será que ter equílibrio é ter um momento onde você não está pulando de alegria, mas também não quer se jogar da ponte? Ou será que isso é apenas um momento morno da vida?

Se uma pessoa está imensamente feliz, ela está desequilibrada? Você deve estar respondendo: mas é claro que está, pessoas felizes são equilibradas. Então, se ela está imensamente triste, ela está equilibrada? Aí é mais fácil responder: é claro que não! Não é? Isso é senso comum.
Equilíbrio lembra o bem, por isso mesmo numa situação extrema de alegria é mais fácil enxergar sua presença.

Mas equilíbrio, na verdade, não tem nada a ver com felicidade ou tristeza; com prosperidade ou catástrofe; com sorriso ou lágrimas e sim com harmonia. Equilíbrio tem a ver com a forma como você consegue se portar diante dessas coisas. Equilíbrio para mim é um estado interno de estabilidade, mesmo diante das tormentas da vida, mesmo diante da perda, das suas tristezas e angústias. Equilíbrio é quando você não se perde nas adversidadades e também não se perde nas alegrias ao ponto de deixar a euforia te deixar transtornado.

Equilíbrio então, pode ser a harmonia que você consegue manter diante de todas as situações da vida. Equilíbrio é quando se encontra paz.

Essa paz não é fácil de encontrar, é preciso passar por muitos estágios. Primeiro a gente tem de aprender a ter paciência: paciência consigo mesmo, com os outros, com os acontecimentos da vida, com o que a gente ainda não pode viver ou ter... Depois que se aprende a ser paciente, é mais fácil caminhar para o equilíbrio, mas a jornada ainda é longa. Tem de se aprender a ter harmonia, moderação, prudência, comedimento; autocontrole, autodomínio, controle... É preciso aprender a não ter oscilações e desvios e isso é coisa que parece ser fácil só pro Dalai Lama. Mas de toda forma, acredito que mesmo que não consigamos manter equilíbrio todo o tempo, podemos ter momentos de equilíbrio.

Que nossos momentos de equilíbrio estejam cada mais mais presentes em nossos dias.

Nenhum comentário: