domingo, 24 de junho de 2007

Deixando a vida levar...

Muitas vezes, quando estamos em uma fase louca de querer sair, ver gente, encontrar os amigos, paramos e pensamos naquela fase em que só queríamos saber de ficar em casa vendo TV e "morgando". Nessas horas a gente pára e pensa: "Meu Deus, quanto tempo eu perdi!".
Mas, cá pra nós, será que perdemos mesmo?
Fico me lembrando de dias em que quis ficar mais quieta, em que não tinha ânimo para as saídas e badalações e tento me recordar de como me sentia nessa época. Claro, que aqui não estou falando de depressão, e sim de fases de desânimo total agudo. Vejo que nessas fases eu não estava propriamente infeliz, pelo contrário. Estava gostando de estar assim sem fazer nada. Vejo que foram períodos de recuperação e descanso, como um tipo de férias não programadas.
Então, porque será que nos cobramos tanto por estas fases? Quantas vezes já não nos dissemos: "Perdi um tempo precioso, não aproveitei a vida, não vi o céu, não interagi com as pessoas...".
Será que devemos mesmo pensar assim?
Por que não pensar: foi um tempo bom, em que descansei e coloquei as idéias em ordem. Foi um tempo de recuperação de introspecção.
Parece que temos a imensa necessidade de auto-cobrança. Isso não é bom, faz a gente querer voltar no tempo e dar uma sacudida nas coisas e, nem sempre, isso é necessário.
Temos de aprender a nos respeitar, a respeitar nossas fases, a dizer não.
Temos de aprender a nos conhecer, a entender nossos desejos e momentos.
Agora não vou mais me cobrar, é um compromisso. Vou viver de acordo com os meus desejos.
Uma vez, quando era criança, li uma fase que dizia: "O nosso coração sabe dos lugares onde nossa alma quer estar". Havia me esquecido dessa frase, mas é a mais pura verdade. Vamos ficar exatamente onde queremos, sem cobranças, sem pensar que estamos perdendo algo ou perdendo tempo. O que a gente ganha é a satisfação de estar em paz consigo, a sensação do respeito próprio.

3 comentários:

Lari Bohnenberger disse...

Muito legal seu texto!
Eu estou o oposto de você! Saí de uma fase de muita badalação e tô em uma fase mais introspectiva!
Mas estou muito feliz. Só que o meu corpitcho já não tão jovem não guenta mais aquela intensidade toda!
Adoro estar com os amigos! Mas adoro estar sozinha também! A gente tem que gostar da própria companhia, não é?

Mr. Rickes disse...

Só não pode deixar essa fase vira a tua vida inteira.
Nada na vida é perdido nem por acaso.
Tudo vale a pena.
Mas tudo que é demais se torna veneno para o corpo ou alma.
Gostei muito dos teus textos. Parecem bem sinceros.
Parabéns

Elza disse...

Ahh acho que todo tempo que vimvemos é válido, desde quando ficamos em casa morgando até quando não paramos num lugar quieta, tudo traz experiências.
=]