terça-feira, 24 de junho de 2008

A amizade e a Rênia

Amizade segundo o dicionário Aurélio Século XXI é: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual; Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades;. Entendimento, fraternidade;. Benevolência, bondade.

Rênia: Palavra que não tem significado simples, como outros nomes próprios. Depois de muitas pesquisas e de não achar nenhum site brasileiro que explicasse o nome dessa pessoa tão especial, finalmente achei em um site internacional. É um nome feminimo que vem do latim e que siginifica Renascida. (http://www.123-baby-names.com/origin_meaning_Renia.html)

O que é Renascer?
É nascer de novo: A Fênix, segundo a mitologia grega, renasceu das próprias cinzas.
Crescer novamente.
Rebrotar.
As flores renascem...
Recuperar forças.
Reviver.

A fênix é uma ave sagrada e fonte de inspiração, assim como minha amiga Rênia é fonte de inspiração: por sua beleza, elegância, simpatia, pureza de sentimentos, lealdade, carisma e luz própria.

Achei perfeita a definição de renascimento, pois a Rênia é uma pessoa que vi renascer muitas vezes, de uma menina de coração bom, "canguela" e amiga, renasceu uma mulher linda, bem sucedida, batalhadora, inteligente e generosa.
Dessa mulher linda, renasceu uma senhora casada (senhora é bom né miga?), ainda mais linda, mais poderosa e muito feliz, capaz de espalhar a alegria e carinho por onde vai.
E dessa linha senhora "do lar e do TRF" (risos) renasceu, quem diria, uma mãe. Uma pessoa merecedora não só de renascer e evoluir a cada ano, a cada dia, mas também com a dádiva divina de gerar dentro de si uma vida que já é abençoada pelo fato de ter uma mãe tão especial. O Caio virá ao mundo com uma mãe maravilhosa e por isso já é um bebê, ainda no ventre, feliz e mais que abençoado.

A Rê, não é dessas pessoas que se imobilizam perante a vida. Ela se atreve a tentar. Se atreve a sentir. Se atreve a amar, a ser feliz, a lutar por seus sonhos. Se atreve a chorar e a sorrir. Se atreve a apaziguar e a brigar quando preciso. Se atreve a tentar, mesmo quando tudo lhe diz que não vale a pena. Se atreve a ajudar seus amigos, se atreve a ser companheira.

Ela entra nas lutas da vida e muitas e muitas vezes sai ilesa, não por mero masoquismo, mas por coragem e bravura. É uma guerreira com brilho.

Uma pessoa que pude ter a felicidade de ter como amiga, com quem pude compartilhar muitos momentos diferentes ao longo desses tantos anos de amizade, que já viraram década. Foi amizade a primeira vista, alguém que me abriu sua casa, sua família, seu coração. Me lembro que a primeira vez que fui a sua casa, sua mãe queria praticamente me adotar... Eu com cara de menina, perdida em Brasília e ali vi amor, carinho, amparo, coisas das quais jamais vou me esquecer. Por isso guardo com muito carinho em meu coração todos da sua família.
Passamos coisas engraçadas, momentos difícieis, momentos de dúvida, momentos de crescimento e nisso tudo sempre vi a mesma pessoa iluminada, você não se deixou contaminar pelos dissabores da vida, nem deixou que as vitórias a deixassem soberba. Das pessoas que conheço, você Rênia, é uma das poucas que conseguiu crescer sem perder a essência, evoluir sem perder o brilho e amadurecer sem perder a doçura.

Quantas e quantas histórias temos, quantas e quantas conversas, quantos sorrisos, algumas lágrimas e muito apoio. A Rênia é uma pessoa muito especial na minha vida, pois quando precisei ela esteve ao meu lado, sem pedir nada em troca, apenas sendo a pessoa única que é.

Querida, desejo que você possa sempre se renovar, sempre renascer, sempre evoluir e sempre ser mais e mais feliz. Minha linda e querida amiga Fênix. ;-)

É difícil ter palavras para definir uma pessoa como você, para expressar um sentimento como esssa amizade tão especial, mas saiba que esse post é seu. Uma pequena homenagem, para uma grande mulher a quem admiro e da qual tenho muito orgulho de chamar de amiga.

Que o Caio venha com toda saúde, todo amor, toda sorte, toda paz e toda felicidade do mundo.
Saiba que estou aqui, rezando por vocês.

Beijos e saudades,
Bh

5 comentários:

Unknown disse...

Ai amiga que lindo..!!
É covardia pois estou de um jeito que estou muito emotiva e começo a chorar...
Vc também é uma grande amiga...e sabe que todos lá em casa também te adoram e torcem muito por vc!!!!! Principalmente minha mãe que sempre pergunta por vc...
Adorei ter descoberto o significado do meu nome, pois sempre procurei e nunca achei....
Só vc mesmo...

Um beijo amiga linda!!!!
E obrigada pelo texto..muito lindoo..adorei..
Vou guardar pro Caio ler...

Mil beijos!!

Karla Rabelo disse...

Bom dia minha querida...

Venho para lhe dizer que, seu bolg está maravilhoso é um encanto ler e reler seus textos, este por exemplo me levou para pertinho da minha família em especial, minha prima Rênia...
Vc sabia que Rênia tb é nome de um páis? Só não me pergunte qual, rsrs...

Parabéns e espero ler seus textos maravilhosos a dia!
Karla Rabelo

Unknown disse...

oi que legal conseguir descobrir o significado de meu nome...........rsrsrsr me identifico com sua amiga Rênia.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Adorei saber a origem do meu nome e, principalmente a existência de outras "Rênia's" ...

Parabéns pelo seu blog!