Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu, desde a sua infância, a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.
No final do século III, o cristão Jorge trocou a Capadócia, na Turquia, pela Palestina, vindo a ingressar no exército de Diocleciano. Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe, após a morte de seu pai. Lá, foi promovido a capitão do Exército romano devido à sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o Imperador a lhe conferir o título de conde e depois a tribuno militar. .
Aos 23 anos, havia passado a residir na Corte Imperial em Roma, exercendo altas funções.
Tudo ia bem, até que as perseguições aos seguidores de Cristo reiniciaram. O rapaz não quis negar sua fé, fazendo com que Diocleciano se sentisse traído.
No dia marcado para o Senado confirmar o decreto imperial, de matar todos os cristãos, Jorge levantou-se no meio da reunião, declarando-se espantado com a decisão e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem suas palavras - um membro da Suprema Corte Romana defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens.
Indagado por um cônsul sobre a razão de tal ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era a favor da VERDADE. O cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?".Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."
O imperador, então, condenou-o às mais terríveis torturas. E, após cada tortura, era levado perante o Imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, Imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente Ele eu temerei e adorarei".
E Jorge consegiu vencer a todas elas. Suportando uma dor atrás da outra, o filho da Capadócia suportou as lanças dos soldados, permaneceu firme sob o peso de uma imensa pedra, obteve a cicatrização imediata das navalhadas que recebeu e resistiu ao calor de uma fornalha de cal. A cada vitória sobre as torturas, Jorge ia convertendo mais e mais soldados.
O imperador, contrariado, chamou um mago para acabar com a força de Jorge. O santo tomou duas poções e, mesmo assim, manteve-se firme e vivo. O feiticeiro juntou-se à lista dos convertidos, assim como a própria esposa do imperador. Estas duas últimas "traições" levaram Diocleciano a mandar degolar o ex-soldado em 23 de abril de 303. Conta-se ainda que o bravo militar matou um dragão para salvar a filha do rei de Selena e todos os habitantes desta cidade Líbia.
Lenda ou realidade, o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso medo, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia. Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina Graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza e que, debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja, com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge, rogai por nós !
2 comentários:
Oi Ly,
qndo li esse seu texto, nem acreditei!
Meu niver é dia 22/04. Acho q por isso gosto tanto de são jorge. Lembra qndo te mandei a música?
Ah, q legal.
Obrigada amiga, por esse presente.
Mayra
Oi Paty, bom dia!
Adorei esse texto!
Sinto saudades de você e gostaria muito do seu contato! Já escrevi, telefonei e nada de conseguir falar contigo. Desejo do fundo do meu coração que esteja bem!
Postar um comentário