terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A vida é um problema ou um desafio?

Essa pergunta não me sai da cabeça. Tento respondê-la de forma sensata, coerente e esperançosa, dizendo a mim mesma que a vida é um desafio. Mas, às vezes as provações são tão pesadas que tudo me parece um problema.

Aprendi, desde muito cedo, que Deus nunca nos dá um fardo que não possamos carregar. Mas e quando fica pesado demais? A quem recorrer? Ainda mais quando o fardo é nosso, de mais ninguém.

Algumas coisas acontecem sem que tenhamos controle. Achamos estar agindo certo e de repente tudo se volta contra nós mesmos. Sabe aqueles momentos em que você tenta consertar algo e acaba estragando mais?

Muitas vezes, tento dizer a mim mesma que as perdas, problemas e provações são para meu benefício, que um dia entenderei. Mas como esperar o dia em que tudo será esclarecido? Como esperar o dia em que a paz e o entendimento irão finalmente se estabelecer?

É complicado, dói, machuca, assusta. Às vezes escuto pessoas me dizendo (e olha que elas "não sabem da missa a metade") que se passassem pelo que estou passando já teriam enlouquecido ou entregado os pontos. Respondo a elas que muitas vezes não sei se já enlouqueci e tantas outras entrego os pontos. Mas vem uma força inexplicável e uma fé inabalável que não sei de onde vême tomam conta de mim e sigo em frente.

Problemas e provações todos nós temos. Fardos para carregar e problemas aparecem para todos. Mas sei que no fundo não existe coisas difícieis e sim coisas que demoram mais para acontecer. Quem disse que a semente não sente dor ao nascer? Quem disse que viver é fácil? Quem nunca teve medo? Quem nunca desacreditou em si e no caminho? Quem nunca pensou não dar conta?

A diferença entre viver e morrer é saber que tudo é passageiro, tanto os momentos ruins quanto os bons, mas que o importante é sempre acreditar que estamos aqui para algo maior. Maior que nós mesmos, maior que nossos sonhos, medos, aspirações, desejos, fraquezas, defeitos e qualidades. Estamos aqui para algo tão grande que não podemos entender e apenas viver quando for o momento oportuno. Estamos aqui para algo maior chamado felicidade. E essa felicidade só existe quando percebemos que a vida é um grande desafio e não um grande problema ou um grande fardo.

A vida é um dom precioso e nada, nem mesmo as tempestades e tribulações podem tirar a beleza e o dom inestimável que é viver.

Quando todos desacreditarem de você, quando você mesmo tiver dúvidas, quando se perder no caminho, quando tiver medo, lembre-se que Deus nunca desacredita de você e que, mesmo com todas as dificuldades, a vida lhe estará sempre sorrindo e também esperando por seu sorriso.

Paz, luz e serenidade a todos.

Ly

"Quando nada mais existir que valha
a pena de viver e a dor de amar;
quando nada mais te interessar,
nem o torpor do sono que se espalha.

Quando pelo desuso da navalha
a barba livremente caminhar
e até Deus em silencio se afastar
deixando-te sozinho na batalha

A arquitetar na sombra a despedida
de tudo que te foi contraditório
Lembra-te que afinal te resta a vida
com tudo que é insolvente e provisório
E que ainda te resta uma saída:
entrar no acaso e amar o transitório"

2 comentários:

Anônimo disse...

A vida não é problema nem um desafio pra quem sabe aproveita-la. Não se pode ficar preso a questões comezinhas diante da graça maior que é viver.
Viver é fácil. Difícl é superar os obstáculos no caminho. É aprender, ao longo da caminhada com os erros e tentar não repeti-los. É assim que se ganhava vivência - vivendo - e se ganha experiência - experimentando, e reconhecendo cada passo que se é dado, que é apenas um passo, e se quiser mudar de trajetória, é preciso apenas um único passo.

Anônimo disse...

Acho q essa música deve dizer mto pra vc...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?...

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho...

Te amo amiga!

Mayra