quarta-feira, 25 de junho de 2008

Entusiasmo e superação

A palavra entusiasmo vem do grego e significa "sopro divino". Os antigos gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Entendiam que a pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Sendo assim, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Se traduzirmos para os dias de hoje é fazer tudo com prazer e ter prazer em tudo que faz. Quando colocamos nossas emoções positivas em prol de uma atividade, qualquer que seja, certamente nos sentimos contagiados pelo sucesso e também influenciamos os que estão por perto.

Mas, de onde vem o entusiasmo? Para mim vem da tríade "Emoção-Garra-Paixão". Para se entusiasmar primeiro é preciso sentir de maneira intensa, é preciso o sentimento da fé, da esperança. É preciso garra, pois sem ela não conseguimos acreditar no nosso ideal. E paixão, é preciso estar apaixonado pelo ideal, pela vida.

É possível, para qualquer um, colocar o deus do entusiamo dentro de si. Não é preciso começar com nada grandioso, pode ser o entusiasmo por um pequeno projeto doméstico, por um novo livro, ou por qualquer coisa nova que se queira experimentar. Quem não se entusiasma, acaba perdendo o brilho nos olhos e o gosto pela vida.

Acreditem, mesmo em momentos difícieis é possível encontrar entusiamo, pois podemos nos entusiasmar com a esperança de que tudo dará certo, que conseguiremos vencer o obstáculo. É preciso vibrar com cada pequena conquista, com cada pequena coisa que se realiza. Podemos nos entusiamar em ajudar alguém ou alguma entidade. O entusiasmo leva à superação.
Quero deixar aqui, uma linda história de entusiasmo e superação, que certamente fará a todos ver que é possível transpor barreiras e se alegrar com pequenas coisas, indepentende das adversidades:

Helen Keller (1880-1968), foi uma mulher extraordinária, nasceu em Tuscumbia, Alabama, EUA, mas devido uma febre alta aos 18 meses de idade ela ficou cega, surda e muda.
A trajetória de sua vida nos chama a atenção para a apreciação de nossos sentidos, algo que normalmente não percebemos no dia a dia.
Apenas de posse do sentido do tato e uma perseverança inigualável, sob a orientação de Anne Sullivan Macy ,uma professora de apenas 20 anos, Keller aos 6 anos pôde aprender a ler e escrever pelo método Braille, chegando mesmo a falar, por imitação das vibrações da garganta de sua mentora, as quais captava com as pontas dos dedos. O esforço de sua mente em procurar se comunicar com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação.
Ela foi uma educadora, escritora e advogada de cegos. Tinha muita ambição e grande poder de realização. Ao lado de Ann Sullivan, percorreu mais de 35 paises ao redor do mundo promovendo campanhas para melhorar a situação dos deficientes visuais e auditivos.
Sta Helen é considerada uma das grandes heroínas do mundo , não somente por ter alterado a nossa percepção sobre as deficiências, mas por ter realizado mesmo cega , surda e muda , mais do que muitos de nós realizará em toda a sua vida mesmo providos de todos os seus sentidos. Helen Keller faleceu aos 87 anos e em um de seus escritos, ela diz:
"Várias vezes pensei que seria uma benção se todo ser humano, de repente, ficasse cego e surdo por alguns dias no principio da vida adulta. As trevas o fariam apreciar mais a visão e o silêncio lhe ensinaria as alegrias do som."
"Quem se senta ao fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno."
Certa vez, Helen Keller quis saber de uma amiga que tinha acabado de dar um longo passeio pelo bosque, o que ela havia observado.
"Nada de especial", respondeu a amiga.
"Como é possível?" – perguntou a si mesma. Eu, que não posso ver nem ouvir, descubro simplesmente através do tato centenas de coisas que me interessam: sinto a delicada simetria de uma folha; passo minhas mãos carinhosamente na casca grossa de um pinheiro. Às vezes, quando tenho sorte, coloco minhas mãos com delicadeza numa pequena árvore e sinto a palpitação de um passarinho cantando a plenos pulmões. Helen Keller
Vamos aprender a nos entusiasmar com as pequenas coisas da vida e a superar qualquer adversidade, porque história como as de Helen nos mostram que podemos tudo, mesmo o que consideramos inalcansável.
Superação é poder fazer acontecer com as ferramentas que temos em mãos, superação é trabalhar da melhor forma possível independente do que pensem ou falem. Superação é irmos além do que os outros acham que somos capazes. Superação é ir além do que nós mesmos acreditamos ser capazes.
Paz e luz.
Ly




















terça-feira, 24 de junho de 2008

A amizade e a Rênia

Amizade segundo o dicionário Aurélio Século XXI é: Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual; Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades;. Entendimento, fraternidade;. Benevolência, bondade.

Rênia: Palavra que não tem significado simples, como outros nomes próprios. Depois de muitas pesquisas e de não achar nenhum site brasileiro que explicasse o nome dessa pessoa tão especial, finalmente achei em um site internacional. É um nome feminimo que vem do latim e que siginifica Renascida. (http://www.123-baby-names.com/origin_meaning_Renia.html)

O que é Renascer?
É nascer de novo: A Fênix, segundo a mitologia grega, renasceu das próprias cinzas.
Crescer novamente.
Rebrotar.
As flores renascem...
Recuperar forças.
Reviver.

A fênix é uma ave sagrada e fonte de inspiração, assim como minha amiga Rênia é fonte de inspiração: por sua beleza, elegância, simpatia, pureza de sentimentos, lealdade, carisma e luz própria.

Achei perfeita a definição de renascimento, pois a Rênia é uma pessoa que vi renascer muitas vezes, de uma menina de coração bom, "canguela" e amiga, renasceu uma mulher linda, bem sucedida, batalhadora, inteligente e generosa.
Dessa mulher linda, renasceu uma senhora casada (senhora é bom né miga?), ainda mais linda, mais poderosa e muito feliz, capaz de espalhar a alegria e carinho por onde vai.
E dessa linha senhora "do lar e do TRF" (risos) renasceu, quem diria, uma mãe. Uma pessoa merecedora não só de renascer e evoluir a cada ano, a cada dia, mas também com a dádiva divina de gerar dentro de si uma vida que já é abençoada pelo fato de ter uma mãe tão especial. O Caio virá ao mundo com uma mãe maravilhosa e por isso já é um bebê, ainda no ventre, feliz e mais que abençoado.

A Rê, não é dessas pessoas que se imobilizam perante a vida. Ela se atreve a tentar. Se atreve a sentir. Se atreve a amar, a ser feliz, a lutar por seus sonhos. Se atreve a chorar e a sorrir. Se atreve a apaziguar e a brigar quando preciso. Se atreve a tentar, mesmo quando tudo lhe diz que não vale a pena. Se atreve a ajudar seus amigos, se atreve a ser companheira.

Ela entra nas lutas da vida e muitas e muitas vezes sai ilesa, não por mero masoquismo, mas por coragem e bravura. É uma guerreira com brilho.

Uma pessoa que pude ter a felicidade de ter como amiga, com quem pude compartilhar muitos momentos diferentes ao longo desses tantos anos de amizade, que já viraram década. Foi amizade a primeira vista, alguém que me abriu sua casa, sua família, seu coração. Me lembro que a primeira vez que fui a sua casa, sua mãe queria praticamente me adotar... Eu com cara de menina, perdida em Brasília e ali vi amor, carinho, amparo, coisas das quais jamais vou me esquecer. Por isso guardo com muito carinho em meu coração todos da sua família.
Passamos coisas engraçadas, momentos difícieis, momentos de dúvida, momentos de crescimento e nisso tudo sempre vi a mesma pessoa iluminada, você não se deixou contaminar pelos dissabores da vida, nem deixou que as vitórias a deixassem soberba. Das pessoas que conheço, você Rênia, é uma das poucas que conseguiu crescer sem perder a essência, evoluir sem perder o brilho e amadurecer sem perder a doçura.

Quantas e quantas histórias temos, quantas e quantas conversas, quantos sorrisos, algumas lágrimas e muito apoio. A Rênia é uma pessoa muito especial na minha vida, pois quando precisei ela esteve ao meu lado, sem pedir nada em troca, apenas sendo a pessoa única que é.

Querida, desejo que você possa sempre se renovar, sempre renascer, sempre evoluir e sempre ser mais e mais feliz. Minha linda e querida amiga Fênix. ;-)

É difícil ter palavras para definir uma pessoa como você, para expressar um sentimento como esssa amizade tão especial, mas saiba que esse post é seu. Uma pequena homenagem, para uma grande mulher a quem admiro e da qual tenho muito orgulho de chamar de amiga.

Que o Caio venha com toda saúde, todo amor, toda sorte, toda paz e toda felicidade do mundo.
Saiba que estou aqui, rezando por vocês.

Beijos e saudades,
Bh